Apoie o DCM

Após morte de fã de Taylor Swift, governo obriga distribuição gratuita de água em shows no calor

Mulher bebe água na praia do Farol da Barra, em Salvador, em 13 de novembro. (Foto: Romildo de Jesus/Futura Press)

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) divulgou uma portaria nesta quarta-feira (22) que estabelece a obrigatoriedade de distribuição gratuita de água em eventos realizados em dias de calor e altas temperaturas. A medida, publicada no Diário Oficial da União (DOU), visa proteger a saúde dos participantes após a morte de uma fã durante o show da cantora Taylor Swift no Rio de Janeiro.

Segundo a portaria, a organização dos eventos deve permitir a entrada de garrafas de água pessoais para consumo durante a atividade. Além disso, os produtores de eventos têm a obrigação de fornecer água gratuitamente ou disponibilizar bebedouros para os espectadores. A medida também exige a presença de estrutura para resgate de participantes com problemas de saúde ou em situações de perigo durante o evento.

A Senacon instruiu os órgãos estaduais e municipais de defesa do consumidor a fiscalizarem os preços da água mineral, buscando evitar cobranças abusivas aos consumidores. A portaria entrou em vigor no sábado e tem validade de 120 dias, refletindo a preocupação com a proteção da saúde dos consumidores em eventos expostos ao calor, especialmente em períodos de alta temperatura.

O projeto aguarda tramitação na Casa.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link