Apoie o DCM

Após panelaços e disputa política, governo do Kosovo cai

O primeiro ministro de Kosovo, Albin Kurti

Da coluna de Jamil Chade no UOL:

Pela primeira vez, a pandemia de coronavírus ajuda a derrubar um governo. A vítima foi a administração do Kosovo, uma das regiões mais pobres da Europa e alvo de uma feroz disputa pelo poder, com forte envolvimento dos EUA.

Nesta quarta-feira, o Parlamento do Kosovo votou uma moção de censura contra o primeiro-ministro Albin Kurti. O governo de coalizão ruiu depois que a aliança que formava o executivo se desfez.

Oficialmente, um dos argumentos de desavença entre os ex-parceiros se referia à proposta de quarentena para enfrentar a doença. O país conta com apenas 60 casos confirmados e uma morte. Mas, na esperança de frear a doença, Kurti havia estabelecido o confinamento de 1,8 milhão de habitantes. Mas não declarou um estado de emergência.

Se esse tivesse sido o caminho legal, a lei prevê que o presidente do Kosovo teria mais poderes. O problema: o chefe-de-estado é um rival político de Kurti.(…)Diante da briga política, a população de Pristina transformou todas as noites em uma manifestação. De suas sacadas, paus e panelas ecoavam pelas ruas vazias da capital. Durante a votação, um manifestante rompeu a quarentena para ir diante do Parlamento com um cartaz em que dizia: “vergonha de todos vocês”.

(…)