Após perdas na pandemia, conta de luz pode subir 3%
Do Globo:
Dez meses depois do início da pandemia, as distribuidoras de energia elétrica começam a se articular para cobrar perdas acumuladas durante a crise da Covid-19, o que pode encarecer a conta de luz em até 3%, segundo cálculos da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee). As próprias empresas admitem, por outro lado, que esse valor seja diluído ao longo dos anos, e apontam outras medidas regulatórias para amenizar os impactos.
As distribuidoras afirmam que seus níveis de provisão para calote mais do que dobraram em razão da determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de suspender a possibilidade de corte no fornecimento de energia durante a crise.
Além disso, afirmam que a queda na demanda por fatores considerados impossíveis de prever aumentaram o nível de sobrecontratação (na prática, compraram mais energia do que o necessário e são obrigadas a honrar contratos), o que também afeta o caixa. A Aneel coloca em consulta pública nesta terça-feira a discussão das regras para reequilíbrio econômico-financeiro dos contratos. A agência resiste em permitir que os efeitos da pandemia sejam repassados para a conta de luz.
(…)