Após tensões com a Índia, Xi Jinping não irá à cúpula do G20

Nesta segunda-feira (4), a China confirmou que o líder Xi Jinping faltará pela primeira vez a uma reunião de cúpula do G20. O primeiro-ministro Li Qiang, substituírá Xi e viajará para o evento, que ocorrerá no próximo fim de semana, na Índia.
O anúncio indireto foi feito nesta segunda-feira, por uma frase no website do ministério chinês: “A convite do governo da República da Índia, o primeiro-ministro do Conselho de Estado, Li Qiang, participará na 18ª Cúpula do G20, a ser realizada em Nova Deli, Índia, nos dias 9 e 10 de setembro.”
A ausência do presidente chinês na reunião das 20 principais economias do mundo ocorre num momento em que aumentam as tensões entre a China e o país anfitrião, a Índia, devido à disputa na fronteira entre os dois países e aos crescentes laços de Nova Dhéli com os EUA.
As questões sobre a participação de Xi na reunião foram levantadas pela primeira vez na semana passada, quando a Reuters informou que o líder chinês provavelmente não compareceria, citando dois diplomatas indianos não identificados.