Apoie o DCM

Após terremoto de magnitude 7.6, Filipinas emitem alerta de tsunami

Teto de shopping da cidade de General Santos desmorona durante terremoto nas Filipinas. (Foto: Shaira Ann Sandigan-Rodrigo / AFP)

Um terremoto de magnitude 7.6 atingiu a ilha de Mindanau nas Filipinas, gerando um alerta de tsunami no país. O Centro Sismológico Europeu-Mediterrâneo relatou que os tremores ocorreram a uma profundidade de 63 km. A Agência Filipina de Sismologia (Phivolcs) alerta para a possibilidade de um tsunami nas próximas horas.

A proximidade dos países eleva a preocupação, com o Japão podendo ser atingido por ondas de até um metro de altura na costa Oeste, aproximadamente uma hora após o impacto nas Filipinas.

O Pacific Tsunami Warning Center prevê ondas entre 0,3 e 1 metro, podendo chegar a 3 metros. A Indonésia, Palau e Malásia também estão em monitoramento devido à magnitude e localização do terremoto.

Localizadas no “Círculo de Fogo do Pacífico”, as Filipinas enfrentam forte atividade vulcânica e instabilidade geológica, sendo propensas a terremotos recorrentes. A situação requer atenção e precauções nas áreas afetadas diante do risco iminente de tsunami.

Nas redes, circulam vídeos da devastação provocada pelo terremoto, confira:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link