Apoie o DCM

Aposentadoria: Rosa Weber lidera última sessão como presidente do STF nesta quarta

A ministra do STF, Rosa Weber. (Foto: Reprodução)

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), presidirá sua última sessão presencial do plenário da Corte nesta quarta (27), antes de deixar o cargo de presidente. Nesta sessão, os ministros retomarão o julgamento relacionado à tese que invalidou o uso do marco temporal em áreas indígenas. Além disso, está programada uma homenagem à ministra.

A transição de liderança ocorrerá com a posse do novo presidente do STF, o ministro Luís Roberto Barroso, agendada para o dia 28 de setembro, juntamente com o vice-presidente Edson Fachin.

Rosa se aposentará em 2 de outubro, após aproximadamente 12 anos de atuação na Corte. Durante esse período, ela exerceu a presidência do tribunal no último ano e foi responsável por relatar processos com grande impacto social. Na última terça-feira (26), ao presidir a última sessão de seu mandato à frente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), emocionada, a magistrada chegou a chorar e disse que tem sido tomada por um “mar de emoções”.

A ministra continuará a atuar no tribunal até 1º de outubro, podendo assinar decisões e apresentar votos em processos na sessão do plenário virtual, que terá início em 29 de setembro. Os votos emitidos por ela serão preservados mesmo se os julgamentos forem adiados, garantindo que seu sucessor não participe desses casos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link