Apoie o DCM

Apresentador russo sugere anexação de Portugal: “Viveriam muito bem”

Vladimir Solovyov é apresentador do canal estatal russo “Russia-1”. Foto: reprodução

Durante um debate televisivo no canal estatal russo “Russia-1”, o apresentador Vladimir Solovyov gerou controvérsia ao afirmar que a Rússia deveria anexar Portugal após a “desnazificação da Alemanha”.

A declaração foi feita em resposta a um participante que argumentou que “Lisboa nunca foi russa”. Solovyov rebateu enfaticamente: “É por essa razão que deveria ser”.

Questionado se há uma “necessidade” da Rússia em relação ao país da Península Ibérica, o apresentador afirmou: “Não precisamos, mas eu gosto de Lisboa”. Ele sugeriu que os portugueses viveriam bem como parte do império russo.

Segundo o Jornal de Notícias, de Portugal, essa não é a primeira vez que a anexação do território pela Rússia é debatida na televisão do país, especialmente no programa de Solovyov. O apresentador já abordou possíveis “operações militares especiais” em países vizinhos, como Polônia, Letônia, Lituânia, Estônia e Finlândia.

Em abril do ano passado, o vice-presidente do Conselho de Segurança russo, Dmitry Medvedev, mencionou o objetivo de uma Eurásia “de Lisboa a Vladivostok” proposto por Putin. A recente declaração de Solovyov ressalta a persistência dessas discussões na mídia russa.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link