Apoie o DCM

“Aquarius” fica fora da disputa do Oscar

Do Uol:

 

Representando “Aquarius’ no Festival de Toronto, no Canadá, o cineasta Kleber Mendonça afirmou não estar surpreso com a exclusão do longa na corrida pelo Oscar de melhor filme estrangeiro. Segundo ele, é “bem possível” que a escolha por “Pequeno Segredo”, do diretor David Schurmann, esteja “em total sintonia com a realidade política do Brasil”.

O indicado brasileiro para concorrer à vaga foi anunciado no início da tarde desta segunda-feira (12), na Cinemateca Brasileira de São Paulo, após uma reunião da comissão formada pela Secretaria do Audiovisual do MinC (Ministério da Cultura).

“Para além de decisões institucionais via Governo Brasileiro, ‘Aquarius’ tem conquistado internacionalmente um tipo raro de prestígio, e isso inclui distribuição comercial em mais de 60 países enquanto já se aproxima dos 200 mil espectadores nos cinemas brasileiros, com um tipo de impacto popular também raro”, escreveu em seu Facebook.

“‘Aquarius’ é um filme sobre o Brasil, que está no filme da maneira mais honesta possível. Talvez seja exatamente esta honestidade que tenha feito de dele um filme forte como agente cultural, social e produto da nossa indústria do entretenimento.”

A diretora Anna Muylaert, do filme “Que Horas ela Volta”, também usou as redes sociais para comentar a indicação de “Pequeno Segredo” para representar o Brasil, algo que, para ela, prejudica todo o cinema brasileiro.

“Escolher outro filme para representar o Brasil agora —um filme que ninguém viu—não é apenas uma derrota para ‘Aquarius’, é antes de tudo uma mudança de rumo nos paradigmas de qualidade que viemos construindo todos nós juntos há anos”, desabafou.