Aras é derrotado por Conrado Hübner Mendes na Justiça Federal

Nesta quarta-feira (4), a Segunda Seção do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) emitiu uma decisão favorável ao recurso apresentado pelo professor da Universidade de São Paulo (USP) e colunista da Folha de S.Paulo, Conrado Hübner Mendes, em resposta a uma queixa-crime movida pelo ex-procurador-geral da República, Augusto Aras.
Este desenvolvimento significa que o caso agora será encaminhado de volta à primeira instância com vistas ao arquivamento. O ex-procurador-geral da República buscava a condenação de Mendes sob acusações de calúnia, injúria e difamação, citando postagens em redes sociais e um artigo de autoria do professor publicado na Folha, intitulado “Aras é a antessala de Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional”.
O julgamento desta quarta-feira resultou em um empate, com quatro votos a favor de Mendes e outros quatro contrários. Conforme estipulado pelo regimento da corte, um empate beneficia o réu.
A presidente da seção, desembargadora Maria do Carmo Cardoso, tentou reverter o resultado a favor de Aras, mas foi contestada por seus colegas de tribunal.
