Apoie o DCM

“Aras não demonstra coragem onde deveria”, diz procurador de Justiça aposentado

Airton Florentino de Barros critica comportamento de Aras em sessão na cúpula Conselho Superior do Ministério Público Federal
Procurador Geral da República Augusto Aras
Foto: Reprodução

Após briga entre o procurador procurador-geral da República Augusto Aras com subprocurador-geral Nivio de Freitas durante a sessão de cúpula do Conselho Superior do Ministério Público Federal que tratará da eleição das câmaras temáticas da PGR, Airton Florentino de Barros, ex-presidente do Movimento do Ministério Público Democrático (MPD). Barros ainda afirmou que o constragimento poderia ter sido pior e criticou os posicionamentos do procurador.

“O PGR dá uma de corajoso onde não deve. Onde deveria demonstrar coragem, não demonstra”, declarou. Além disso, ele destacou que seria cabível a exoneração de Aras e comentou sobre a situação, após criticar a falta de coragem por omitir condenações.

“Poderia haver sanção administrativa por tal conduta, mas não há precedente de punição funcional a PGR”, disse. “Mas não é provável qualquer iniciativa do próprio MPF”.

Além disso, ex-procuradores-gerais da República condenaram omissões de Aras em não investigar autoridades. Por exemplo, ele arquivou pedido para recomendar a Bolsonaro não criticar a política de saúde, além de ter vetado recomendações de procuradores ao gabinete de acompanhamento da Covid-19.

Conrado Hübner Mendes, professor de Direito da USP, acusou Aras de omissão em relação a atos e discursos de Bolsonaro com relação à pandemia. Aras apresentou queixa por injuria, calunia e difamação após as denúncia de Mendes..

Recentemente o Superior Tribunal de Justiça (STJ) encerrou ação penal movida por Aras contra o jornalista André Barrocal. Em artigo, Barrocal se referiu ao PGR como “cão de guarda” de Bolsonaro, “perdigueiro” e “procurador de estimação”.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link