Apoie o DCM

Aras terá que se posicionar sobre cassação de deputado bolsonarista

Aras terá que se posicionar sobre cassação de deputado bolsonarista
Procurador-geral da República, Augusto Aras
Foto: Reprodução

Sobre as movimentações do inquérito das fake news, nos últimos dias, o ministro Kassio Nunes Marques, do STF, pediu posicionamento do procurador-geral da República Augusto Aras a respeito da cassação do ex-deputado estadual Fernando Franscischini, apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele foi o primeiro parlamentar condenado na investigação sobre conteúdos falsos sobre o processo eleitoral e as urnas eletrônicas.

O inquérito foi instituído em 2020 pelo Supremo Tribunal Federal com o intuito de investigar autores de fake news em relação ao sistema eleitoral. Dentre eles, estão diversos apoiadores do presidente e até mesmo o próprio Bolsonaro. Em outubro de 2021, o Tribunal Superior Eleitoral cassou o mandato de Francischini e condenando-o a 8 anos de inelegibilidade, por conta de, em 2018, espalhar conteúdos falsos a respeito do assunto em live.

Após a condenação, o presidente, que também já estava sendo investigado, se posicionou contra a decisão dos ministros e afirmou que o caso feria a democracia. “A cassação dele foi um estupro. Foi uma violência contra a democracia”, declarou.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link