Aras vai apoiar indulto dado por Bolsonaro a Silveira

Foto: Isac Nóbrega/PR
Augusto Aras vai reconhecer a institucionalidade do indulto dado a Daniel Silveira por Jair Bolsonaro. O procurador-Geral da República vai tentar agradar o presidente na decisão, segundo Vera Magalhães. O anúncio deve ser feito até a próxima quarta (25).
Além dessa decisão, Aras deve anunciar também sua manifestação sobre outro assunto relacionado ao embate entre o presidente e o Supremo Tribunal Federal (STF): o PGR vai arquivar a notícia-crime do mandatário contra o ministro Alexandre de Moraes.
Quem deve decidir sobre a ação do presidente contra o magistrado é a subprocuradora-geral, Lindôra Araújo. Procuradores acreditam que não é cabível recorrer à PGR após uma manifestação do próprio STF.
Na Procuradoria-Geral da República, o gesto de Bolsonaro foi visto como um “teste de fidelidade” de Aras. O presidente se incomodou com a fala do procurador de que as eleições vão ocorrer e que “quem ganhar, vai levar”.
O PGR tem se incomodado com a frequência com que o Ministério Público Federal (MPF) tem sido chamado para decidir questões relacionadas ao presidente e o Supremo. Pessoas próximas ao procurador têm dito que a instituição “não é a AGU” e não deve atender os pedidos da presidência.