Apoie o DCM

Árbitro brasileiro aciona protocolo antirracismo em jogo do Real Madrid no Mundial

O árbitro brasileiro Ramon Abatti Abel. Foto: Divulgação

Durante a vitória do Real Madrid por 3 a 1 sobre o Pachuca, no Mundial de Clubes, o zagueiro alemão Antonio Rüdiger acusou o argentino Gustavo Cabral, do time mexicano, de ofensa racista. O árbitro brasileiro Ramon Abatti Abel foi acionado, ouviu o jogador do clube espanhol e deu início ao protocolo antirracismo da Fifa, fazendo o sinal de “X” com os braços. A ofensa ocorreu aos 50 minutos do segundo tempo, após Rüdiger cair na área do adversário.

Apesar da denúncia, o árbitro optou por dar continuidade à partida, como previsto no protocolo, que permite ao juiz avaliar a gravidade do ocorrido antes de suspender o jogo. O duelo seguiu normalmente até o apito final. Após o encerramento da partida, Rüdiger ainda tentou tirar satisfações com Cabral, sendo contido por colegas e pela comissão técnica merengue.

Na entrevista coletiva, o técnico Xabi Alonso manifestou apoio ao defensor alemão e cobrou providências da Fifa: “Apoiamos Antonio Rüdiger. Isso é inaceitável. Não há tolerância com racismo no futebol. Acreditamos no nosso jogador, e a investigação já está em andamento.”

Confira ao vídeo do momento: