Apoie o DCM

Área dominada pela milícia no Rio amanhece com protesto contra ação de proteção ambiental

Moradores e comerciantes protestam contra remoções em Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio — Foto: Reprodução/TV Globo

De Genilson Araújo no Bom Dia Rio.

Moradores da comunidade de Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio, iniciaram um protesto na manhã desta terça-feira (10) contra remoções na área. Às 7h35, começou um confronto com guardas municipais.

Desde o fim da madrugada, pneus e outros objetos de madeira começaram a ser queimados na Avenida Engenheiro Souza Filho. A via corta a comunidade e dá acesso à Barra da Tijuca para quem sai de Jacarepaguá.

Até a última atualização desta reportagem, o trânsito estava interditado e a Polícia Militar e a Guarda Municipal estavam no local. Os moradores carregam faixas e cartazes.

Os moradores protestam contra o Programa Tolerância Zero da Prefeitura do Rio, promovido pela Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Conservação, que prevê a demolição de cerca de 150 boxes metálicos, lojas de alvenaria e 30 casas ao longo do canal que dá nome à comunidade, segundo dados do poder municipal.

A prefeitura alega que o local é área de preservação ambiental permanente, onde a edificação é proibida, e que havia feito a notificação duas vezes. Os agentes foram ao local para derrubar os boxes e lojas.

De acordo com a prefeitura, os estabelecimentos foram notificados pela segunda vez, na última quarta (4), por agentes da Coordenadoria de Controle Urbano, da Secretaria Municipal de Fazenda, para desocuparem o espaço em 72 horas.

(…)