Área dominada pela milícia no Rio amanhece com protesto contra ação de proteção ambiental

De Genilson Araújo no Bom Dia Rio.
Moradores da comunidade de Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio, iniciaram um protesto na manhã desta terça-feira (10) contra remoções na área. Às 7h35, começou um confronto com guardas municipais.
Desde o fim da madrugada, pneus e outros objetos de madeira começaram a ser queimados na Avenida Engenheiro Souza Filho. A via corta a comunidade e dá acesso à Barra da Tijuca para quem sai de Jacarepaguá.
Até a última atualização desta reportagem, o trânsito estava interditado e a Polícia Militar e a Guarda Municipal estavam no local. Os moradores carregam faixas e cartazes.
Os moradores protestam contra o Programa Tolerância Zero da Prefeitura do Rio, promovido pela Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Conservação, que prevê a demolição de cerca de 150 boxes metálicos, lojas de alvenaria e 30 casas ao longo do canal que dá nome à comunidade, segundo dados do poder municipal.
A prefeitura alega que o local é área de preservação ambiental permanente, onde a edificação é proibida, e que havia feito a notificação duas vezes. Os agentes foram ao local para derrubar os boxes e lojas.
De acordo com a prefeitura, os estabelecimentos foram notificados pela segunda vez, na última quarta (4), por agentes da Coordenadoria de Controle Urbano, da Secretaria Municipal de Fazenda, para desocuparem o espaço em 72 horas.
(…)