Nova arena em Pinheiros pode ter shopping, hotel e complexo comercial; entenda

A Prefeitura de São Paulo recebeu quatro sugestões da iniciativa privada para construir uma arena de até 20 mil pessoas em Pinheiros, na zona oeste. As propostas incluem shopping a céu aberto, hotel, centro de convenções, polo gastronômico e lajes corporativas no complexo planejado para uma área de 53.795 metros quadrados às margens da Marginal Pinheiros.
O projeto municipal prevê espaço para shows e jogos, com isolamento acústico, três laboratórios de inovação e estacionamento de 6 mil metros quadrados. A Construcap, em parceria com a BCMF Arquitetos, propôs instalar a garagem abaixo do nível da rua e construir a arena sobre uma esplanada, com escadaria e passarela sobre a marginal. Já a Live Nation sugeriu um edifício para locação de lajes comerciais e um centro comercial ao ar livre.
A In Entretenimento defendeu um centro de convenções com arquibancadas retráteis e hotel ao lado, enquanto outra entidade propôs reduzir a capacidade para 12 mil assentos. A Prefeitura ainda não definiu data para licitação ou início das obras e vai analisar as contribuições. O Ministério Público de São Paulo abriu inquérito após questionamentos de moradores sobre impactos ambientais, trânsito, equipamentos públicos e zoneamento; um abaixo-assinado contra o plano reunia 3.805 apoios até quinta-feira (13).

