Apoie o DCM

Armamento na Ucrânia: Rússia manda recado para os EUA

Rússia ameaça romper relações com os EUA após fala de Biden sobre Putin
Joe Biden e Vladimir Putin – Foto: Reprodução

 

Nesta semana, Rússia enviou aos Estados Unidos uma nota diplomática em que afirma que o envio de armas “mais sensíveis” à Ucrânia por parte do país e da Otan “adicionam combustível” à guerra e podem gerar “consequências imprevisíveis”.

A peça, intitulada “Sobre as preocupações da Rússia no contexto do fornecimento maciço de armas e equipamentos militares ao regime de Kiev”, escrito, foi encaminhada ao Departamento de Estado pela Embaixada da Rússia em Washington.

O documento foi revelado neste sábado (15) pelo The Washington Post. Moscou tomou a decisão de encaminhar a nota a Washington após o presidente Joe Biden anunciar o envio de mais 800 milhões de dólares em armas, munições e outros itens a Kiev.

Em Moscou, uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores confirmou que a Rússia enviou notas diplomáticas aos Estados Unidos e outros países sobre o fornecimento de armas para a Ucrânia, mas não disse o que as mensagens continham, informou a agência de notícias Interfax.

Segundo o Post, entre os itens que a Rússia classifica como “mais sensíveis” estão “sistemas de foguetes de lançamento múltiplo”. “Pedimos aos Estados Unidos e seus aliados que parem com a militarização irresponsável da Ucrânia, que implica consequências imprevisíveis para a segurança regional e internacional”, diz trecho da nota russa.