Arqueólogos descobrem uma antiga loja de comida de rua em Pompeia

Publicado em 26 dezembro, 2020 2:00 pm
Frescoes on an ancient counter discovered during excavations at Pompeii, Italy, are seen in this handout picture released December 26, 2020. Pompeii Archaeological Park/Ministry of Cultural Heritage and Activities and Tourism/Luigi Spina/Handout via REUTERS/Reprodução

De Philip Pullella na Reuters.

Arqueólogos que trabalham na Pompéia, a cidade soterrada por uma erupção vulcânica em 79 dC, tiveram a extraordinária descoberta de uma loja de comidas e bebidas quentes com afrescos do período da Antiguidade, equivalente à comida de rua para os transeuntes romanos de hoje.

Conhecida como Termopolium, balcão latino para bebidas quentes, a loja foi descoberta na área Regio V do parque arqueológico, que ainda não foi aberto ao público, e aberta no sábado.

Vestígios de comida de quase 2000 anos foram encontrados em alguns dos potes profundos de terracota contendo comida quente que o dono da loja colocou em um balcão com orifícios circulares.

A frente do balcão era decorada com afrescos de cores vivas, alguns retratando animais que faziam parte dos ingredientes da comida vendida, como uma galinha e dois patos pendurados de cabeça para baixo.

(…)

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!