Apoie o DCM

Arqueólogos descobrem uma antiga loja de comida de rua em Pompeia

Frescoes on an ancient counter discovered during excavations at Pompeii, Italy, are seen in this handout picture released December 26, 2020. Pompeii Archaeological Park/Ministry of Cultural Heritage and Activities and Tourism/Luigi Spina/Handout via REUTERS/Reprodução

De Philip Pullella na Reuters.

Arqueólogos que trabalham na Pompéia, a cidade soterrada por uma erupção vulcânica em 79 dC, tiveram a extraordinária descoberta de uma loja de comidas e bebidas quentes com afrescos do período da Antiguidade, equivalente à comida de rua para os transeuntes romanos de hoje.

Conhecida como Termopolium, balcão latino para bebidas quentes, a loja foi descoberta na área Regio V do parque arqueológico, que ainda não foi aberto ao público, e aberta no sábado.

Vestígios de comida de quase 2000 anos foram encontrados em alguns dos potes profundos de terracota contendo comida quente que o dono da loja colocou em um balcão com orifícios circulares.

A frente do balcão era decorada com afrescos de cores vivas, alguns retratando animais que faziam parte dos ingredientes da comida vendida, como uma galinha e dois patos pendurados de cabeça para baixo.

(…)