Arroz importado pelo governo deverá ser vendido por até R$ 4 o quilo, diz Conab

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informou, nesta quarta-feira (15), que o arroz importado pelo governo será vendido por até R$ 4 o quilo. A compra será realizada por meio de leilões públicos com parceiros do Brasil no Mercosul, como Paraguai, Uruguai e Argentina. O primeiro leilão visa adquirir 104 mil toneladas de arroz para estados como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
“O arroz que vamos comprar terá uma embalagem especial do governo federal e vai constar o preço que deve ser vendido ao consumidor”, disse o presidente da Conab, Edegar Pretto. Essa ação é parte de uma medida provisória que liberou a importação de até 1 milhão de toneladas do grão devido às enchentes no Rio Grande do Sul.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, destacou que a medida visa evitar especulação de preços e garantir estoques públicos, assegurando que não há risco de falta de arroz no país. O primeiro leilão está agendado para a próxima terça-feira.
“A maior parte da safra está colhida, temos arroz no Brasil, mas também temos gente que se aproveita deste cenário de tragédia para propagar a desinformação, o pânico nas pessoas”, disse Fávaro, em entrevista ao G1.