Apoie o DCM

Artesanal? Saiba qual o melhor hambúrguer de supermercado

Hamburguer sendo cortado para degustação. FOTO: Alex Silva/ Estadão

Especialistas do setor gastronômico realizaram uma degustação às cegas de sete marcas de hambúrgueres disponíveis em supermercados em São Paulo, no restaurante Osso. O objetivo foi avaliar produtos que se aproximam de receitas artesanais de carne bovina, analisando sabor, textura, aparência e suculência.

O júri contou com chefs e restaurateurs renomados, como Guilherme Mora, Ligia Karazawa, Priscila Deus e Márcio Silva. Os hambúrgueres foram preparados pelo chef Victor Cabanas, seguindo métodos domésticos e servidos apenas com sal e pimenta-do-reino, sem acompanhamentos.

Entre os sete produtos testados, os destaques foram VPJ, Carapreta e Maturatta (Friboi). O VPJ, feito com costela de gado Angus, conquistou a melhor avaliação em aroma, textura e suculência. Carapreta, com carne Angus da Fazenda Santa Mônica, brilhou na aparência e sabor, enquanto Maturatta (Friboi), com cortes de fraldinha e outros recortes bovinos, lembrou receitas artesanais.

Outras marcas, como Korin, Seara Gourmet, Wessel e Bassi, tiveram desempenho mediano ou ficaram atrás devido a textura, sabor ou aparência. O teste forneceu um panorama claro das diferenças entre hambúrgueres industrializados e mostrou quais produtos se aproximam mais de uma experiência artesanal.