Apoie o DCM

Artigo de ex-diretor de Veja sobre Neymar ajuda a explicar por que a Abril naufragou

Eurídepes Alcântara, coveiro, ops, ex-diretor de Veja

Um dia depois da Abril anunciar que entregou a administração da empresa à mesma consultoria que cuidou do espólio de Eike Batista, eis que um antigo diretor de redação da Veja, principal publicação da combalida editora, assina um artigo em um site da internet.

Eurpides Alcântara não fala nada da crise do antigo empregador, mas suas letras ajudam a explicar por que a Abril desceu aos “círculos mais profundos do inferno”, expressão que ele usa, tomada por empréstimo de Dante Alighieri.

“Mexeu com Neymar, mexeu com a gente”, escreveu. O título diz muito sobre a capacidade de análise do jornalista. Nem vale a pena reproduzir o texto em que ele salpica um acento grave antes de um pronome, como se houvesse ali uma crase: “temos que nos curvar à eles” (sic).

Eurípedes confessa que autorizou uma capa em que comparava Neymar a Pelé. Pelo que escreve, talvez ainda considere que foi genial.

O diretor de redação de Veja, um dos mais longevos da revista, foi quem fez a capa em que, sem razão editorial que justificasse, ridicularizava um dos filhos de Lula, no que pode ser considerado um padrão da louca cavalgada para demonizar Lula e toda sua descendência, além do PT.

Deu no que deu. Uma revista que perdeu credibilidade e, com isso, força para ajudar a tirar a Abril do buraco.

“Mexeu com Neymar, mexeu com a gente.”

Então tá.