Artigo de Ruy Castro que sugere suicídio de Trump é “nocivo” e perigoso ao leitor, diz jornalista

A jornalista Juliana Kunc Dantas, que cobre saúde, criticou o artigo de Ruy Costa que sugere que Trump e Bolsonaro cometam suicídio.
“Independentemente de posicionamento político e sobre a flagrante condição genocida de Trump e Bolsonaro, existem protocolos para veículos de comunicação lidarem com a temática do suicídio”, diz a jornalista.
Ela diz que o tema deve ser tratado pela imprensa de forma “responsável” e que o artigo é “perigosíssimo. Não para este ou aquele político, mas para o leitor”.
“O jeito que o artigo está posto é nocivo em vários momentos, e chega inclusive a citar métodos de suicídio, com um acompanhamento de uma descrição grotesca do que acontece em cada situação”, explica.
Antes de a gente seguir neste fio, vale lembrar que se você está passando por alguma situação delicada ou conhece quem está, o @CVVoficial é um atendimento sigiloso, gratuito e 24h. Pelo telefone 188 ou pelos canais de comunicação na internet. +
— Juliana Kunc Dantas (@jkdantas) January 11, 2021
Este não é um fio sobre política, é sobre suicídio.
Independentemente de posicionamento político e sobre a flagrante condição genocida de Trump e Bolsonaro, existem protocolos para veículos de comunicação lidarem com a temática do suicídio. Claro que devemos falar a respeito, +— Juliana Kunc Dantas (@jkdantas) January 11, 2021
O jeito que o artigo está posto é nocivo em vários momentos, e chega inclusive a citar métodos de suicídio, com um acompanhamento de uma descrição grotesca do que acontece em cada situação.
Não custa retomar alguns pontos:
— Juliana Kunc Dantas (@jkdantas) January 11, 2021
Não devemos fazer juízo de valor de um suicídio. Nem dizer que foi ato de coragem nem de covardia. Avaliar que "a pessoa tinha tudo, e mesmo assim…"/ "não pensou no pai e na mãe…" / "é falta de Deus no coração", entre outros. +
— Juliana Kunc Dantas (@jkdantas) January 11, 2021
Devemos ficar atentos à linguagem: evitar "cometeu suicídio"/ "tentativa fracassada de suicídio"/ "obteve êxito no suicídio".
Além disso, suicídio não é crime nem caso de polícia. É de saúde pública. +
— Juliana Kunc Dantas (@jkdantas) January 11, 2021
Por muito tempo, acreditou-se que o simples fato de falar sobre suicídio nos veículos de comunicação era um problema. Na verdade, é o contrário: devemos SEMPRE falar, não só durante o Setembro Amarelo, mas partindo de premissas básicas de responsabilidade. +
— Juliana Kunc Dantas (@jkdantas) January 11, 2021
Aqui, uma cartilha simples e direta sobre como abordar o tema:https://t.co/Rmg0x1BTg4
+— Juliana Kunc Dantas (@jkdantas) January 11, 2021
O @CVVoficial é um atendimento sigiloso, gratuito e 24h. Pelo telefone 188 ou pela internet. Também há o https://t.co/3uKZtFKQo0, desenvolvido pelo Instituto Vita Alere. Há contatos de psicólogos e psiquiatras gratuitos em todo o Brasil, online ou presencial.
— Juliana Kunc Dantas (@jkdantas) January 11, 2021