Apoie o DCM

Artista brasileiro tem visto dos EUA negado e perde sua 1ª exposição individual

O artista visual carioca Douglas Knesse. Foto: reprodução

O artista visual carioca Douglas Knesse teve o visto estadunidense negado e não poderá participar da inauguração de sua primeira exposição individual nos Estados Unidos. A mostra “Harvest Under the Sun” abre neste sábado (26) na prestigiada Simchowitz Gallery, em Los Angeles, sem a presença do criador. “É uma tristeza e muito desanimador. Ainda mais quando você tem todo o suporte de uma galeria grande te apoiando”, lamentou o artista.

A Simchowitz Gallery havia se comprometido a custear passagens e hospedagem, além de fornecer carta de convite oficial. Porém, Douglas relatou que a funcionária do consulado sequer analisou os documentos. “Ela só perguntou meu nome, pegou meu passaporte e questionou se eu tinha passado seis meses nos EUA em 2018”, contou. Após breve conversa, o casal recebeu uma recusa sem maiores explicações: “Vocês não se enquadram no perfil para ter visto”.

O artista, que já expôs na Finlândia e França, afirma ter cumprido todas as regras em visitas anteriores aos EUA em 2018 e 2019. “Voltei de boa dentro do prazo, sem ficar ilegal”, destacou. A galeria considerou recorrer da decisão, mas Douglas temeu problemas na imigração: “Fiquei com medo de encrencarem comigo no aeroporto”.