Apoie o DCM

Árvore genealógica de Leonardo Da Vinci aponta que há 14 descendentes do pintor vivos

Leonardo da Vinci (Foto: Reprodução)

Leonardo Da Vinci, embora seja uma celebridade da arte e da ciência, ainda tem sua história cheia de mistérios.

LEIA – Colégio Leonardo da Vinci é vendido ao grupo de Jorge Paulo Lemann

Alguns pesquisadores resolveram, então, investigar a árvore genealógica do italiano e conseguiram não só preencher lacunas sobre a vida dele, como identificaram 14 descendentes vivos do artista. Esse novo estudo foi conduzido pelo fundador do Museu Ideal Leonardo Da Vinci, Alessandro Vezzosi, e pela presidente da Associazione Leonardo Da Vinci Heritage, Agnese Sabato. Os resultados foram publicados no domingo (4), no jornal científico Human Evolution.

LEIA MAIS – Pesquisadores revelam pintura desconhecida de Leonardo Da Vinci

Esses especialistas conseguiram recuperar informações somente dos homens da árvore genealógica. Em entrevista à agência de notícias Ansa, Vezzosi conta que os descendentes que vivem hoje em dia têm idades entre 1 e 85 anos e moram em cidades-limítrofes de Versilia, na Itália. “Eles têm trabalhos normais, como empregados diversos, geômetras, artesãos”. Mais precisamente, foram remontadas 21 gerações de pais e filhos, partindo de 1331 – ou seja, antes do nascimento de Da Vinci, que veio ao mundo em 1452. Para se ter uma ideia, só desde a 15ª geração, os pesquisadores tiveram que coletar dados de 225 indivíduos.

Foram remontados, assim, cinco ramos da família, com base nas informações genealógicas do pai Piero (5ª geração) e do meio-irmão Domenico (6ª geração). Os estudiosos acreditam, aliás, que Da Vinci tenha tido 22 meio-irmãos. Curiosamente, o cromossomo Y, que é transmitido aos descendentes do sexo masculino, não apresentou mudanças durante 25 gerações. Então, comparar esses fios de DNA dos homens já mortos da família com os que ainda vivem ajuda a traçar uma linha familiar ininterrupta do gênio renascentista, segundo os cientistas.

Com as informações da Revista Galileu.