Apoie o DCM

As cidades mais valorizadas para construção de casas no interior de SP

Entrada da cidade de Americana (SP). Foto: reprodução

Cidades do interior de São Paulo são o principal alvo de incorporadoras e construtoras para 2025, segundo levantamento da empresa de tecnologia Allrea. Americana lidera o ranking, seguida por Campinas, Araraquara, Santa Bárbara d’Oeste e Limeira. Enquanto na capital mais de 80% da demanda é por terrenos para prédios, no interior predominam projetos de casas e loteamentos de alto padrão.

O estudo mostra que 52,8% dos projetos no interior são para loteamentos, 27,2% para casas e 37% para edifícios. Thomaz Brancati, CEO da Allrea, explica que a demanda em Americana foi impulsionada por mudanças no plano diretor e melhorias na infraestrutura. “A maior parte da demanda no interior é de casas. Você vende uma casa já com o mesmo preço que venderia um apartamento”, afirmou em entrevista ao Estadão.

Proprietários têm flexibilizado negociações, aumentando o volume de fechamentos, especialmente em cidades com mais de 100 mil habitantes. O prazo médio de negociação, no entanto, ainda é de cerca de seis meses, podendo se estender devido a pendências regulatórias ou aprovações municipais que, em loteamentos, podem levar até cinco anos.