As empresas que foram alvo de ataque hacker que causou prejuízo bilionário

Um ataque hacker à empresa C&M Software, especializada na integração de instituições financeiras ao sistema Pix, expôs vulnerabilidades na estrutura de segurança digital do setor financeiro brasileiro. A ofensiva, que teria desviado até R$ 1 bilhão, permitiu o acesso a contas de reserva de seis instituições financeiras. Entre as afetadas estão a BMP, que processa bilhões em transações mensais, e a Credsystem, conhecida no setor varejista.
A C&M confirmou o ataque em nota divulgada na noite do dia 1º de julho. Fundada em 1999 e com sede em Barueri (SP), a empresa presta serviços a mais de 400 clientes e também contribuiu para o desenvolvimento do FedNow, versão americana do Pix. Por conta da invasão, a companhia foi desconectada do ambiente do BC, que, junto com a Polícia Federal e a Polícia Civil de São Paulo, investiga o caso.
A BMP afirmou que os recursos afetados estavam apenas em sua conta reserva e que os clientes não foram prejudicados. Já a Credsystem, que emitiu mais de 44 milhões de cartões desde 1996, ainda não se pronunciou.