Apoie o DCM

As novas diretrizes para desengasgar crianças

Novas diretrizes ensinam a desengasgar crianças. Foto: reprodução

A American Heart Association (AHA) atualizou suas diretrizes oficiais de primeiros socorros para emergências cardiovasculares, incluindo uma mudança significativa no protocolo para engasgos. A nova recomendação, publicada na revista Circulation, estabelece que para vítimas conscientes, crianças e adultos, deve-se alternar cinco pancadas nas costas com cinco compressões abdominais (manobra de Heimlich).

Até então, o procedimento padrão iniciava diretamente pelas compressões. “A atualização consolida décadas de estudos e testes clínicos. É um retorno às evidências que mostram que as pancadas nas costas ajudam a deslocar o objeto antes mesmo das compressões abdominais”, explicou Ashish Panchal, médico e coordenador do comitê de emergência cardiovascular da AHA.
Para bebês com menos de 1 ano, a técnica também foi ajustada. Agora, deve-se alternar cinco pancadas nas costas com cinco compressões no peito, usando a base da palma da mão. Compressões abdominais continuam proibidas em lactentes devido ao alto risco de lesão em órgãos internos. O objetivo das mudanças é aumentar a eficácia e simplificar o treinamento para leigos.
A AHA também incluiu novas orientações, como um protocolo específico para overdose por opioides, com instruções sobre o uso da naloxona. Além disso, a entidade unificou a “cadeia de sobrevivência” em um único protocolo, válido para adultos, crianças e ambientes hospitalares e extra-hospitalares.