Apoie o DCM

Às vésperas da eleição, bolsonaristas espalham fake news sobre urnas em sindicato de SP

Urna eletrônica

Às vésperas do primeiro turno da eleição, bolsonaristas têm espalhado fake news sobre urnas eletrônicas em Itapeva (SP). Os apoiadores de Jair Bolsonaro estão compartilhando um vídeo gravado em um sindicato do município paulista em que funcionários a serviço do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) preparam as urnas para o próximo domingo (2). A informação é da coluna de Malu Gaspar no jornal O Globo.

A mulher que grava o vídeo diz querer saber o motivo de os aparelhos estarem no sindicato e quem está os manuseando. Na legenda do conteúdo que circula nas redes sociais, os bolsonaristas dizem que há “urnas eletrônicas dentro do sindicato do PT”.

Os apoiadores de Bolsonaro têm dito que o vídeo seria uma “evidência” de fraude e alegando que estão “alterando as urnas”.

O TRE do estado emitiu uma nota esclarecendo a teoria da conspiração. Segundo o tribunal, o cartório eleitoral da cidade não tem espaço para realizar a operação e os funcionários foram contratados por licitação.

Servidores chegaram a abrir um boletim de ocorrência após a intimidação da bolsonarista que gravou o vídeo.

O processo realizado no sindicato ocorreu em todos os equipamentos de votação do país para processar as informações de todos os candidatos na memória da urna.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link