Às vésperas das eleições, bolsonaristas espalham fake news sobre Lula e fraude nas urnas no Telegram

Sem qualquer tipo de provas, grupos de simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Telegram têm espalhado mensagens sobre um suposto processo de fraude eleitoral para impedir a reeleição do chefe do Executivo no primeiro turno.
Especialistas em monitoramento de redes sociais afirmam que movimento é bem parecido com o episódio em que o então presidente americano, Donald Trump, acusou o Partido Democrata de manipular o resultado das urnas para eleger Joe Biden.
A narrativa das mensagens destaca que há uma conspiração do partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT, com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para eleger seus candidatos ao Palácio do Planalto e aos governos e Legislativos estaduais, além de negar os resultados de pesquisas eleitorais. Com informações do UOL.
Uma pesquisa feita pelo Laboratório de Humanidades Digitais da Universidade Federal da Bahia (LABHD/UFBA) a pedido do Estadão, aponta que nos últimos 90 dias, uma em cada quatro mensagens (26%) sobre eleições em grupos bolsonaristas no Telegram cita termos relacionados à fraude eleitoral. Foram registradas menções a fraude em 164 grupos e 293 canais.
O teor das mensagens pede que os seguidores “não aceitem passivamente” o resultado da eleição e estimulem as Forças Armadas a atuar em caso de derrota do ex-capitão. Muitos usuários ainda apontam que o chefe do Executivo vai vencer Lula com mais de 60% dos votos válidos, mesmo com as pesquisas mostrando o contrário.