Apoie o DCM

Às vésperas das eleições, bolsonaristas espalham fake news sobre Lula e fraude nas urnas no Telegram

Aplicativo do telegram – Foto: Ivan Radic/Flickr

Sem qualquer tipo de provas, grupos de simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Telegram têm espalhado mensagens sobre um suposto processo de fraude eleitoral para impedir a reeleição do chefe do Executivo no primeiro turno.

Especialistas em monitoramento de redes sociais afirmam que movimento é bem parecido com o episódio em que o então presidente americano, Donald Trump, acusou o Partido Democrata de manipular o resultado das urnas para eleger Joe Biden.

A narrativa das mensagens destaca que há uma conspiração do partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT, com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para eleger seus candidatos ao Palácio do Planalto e aos governos e Legislativos estaduais, além de negar os resultados de pesquisas eleitorais. Com informações do UOL.

Uma pesquisa feita pelo Laboratório de Humanidades Digitais da Universidade Federal da Bahia (LABHD/UFBA) a pedido do Estadão, aponta que nos últimos 90 dias, uma em cada quatro mensagens (26%) sobre eleições em grupos bolsonaristas no Telegram cita termos relacionados à fraude eleitoral. Foram registradas menções a fraude em 164 grupos e 293 canais.

O teor das mensagens pede que os seguidores “não aceitem passivamente” o resultado da eleição e estimulem as Forças Armadas a atuar em caso de derrota do ex-capitão. Muitos usuários ainda apontam que o chefe do Executivo vai vencer Lula com mais de 60% dos votos válidos, mesmo com as pesquisas mostrando o contrário.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link