Assassino de Marielle deixa Tremembé e vai para presídio no DF

Ronnie Lessa, ex-policial e assassino confesso da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, foi levado neste sábado para a Penitenciária IV do Distrito Federal. Ele chegou a Brasília sob escolta do Comando de Operações Táticas da Polícia Federal após determinação do ministro Alexandre de Moraes.
Desde junho de 2024, Lessa cumpria pena em Tremembé, no interior paulista, onde permaneceu no setor de “seguro”, isolado dos demais detentos por questões de segurança. A defesa tentou transferi-lo antes, alegando risco à integridade física e psicológica, mas o pedido havia sido negado por Moraes.
Posteriormente, os advogados solicitaram a ida para o Centro de Internamento e Reeducação da Papuda. A Secretaria de Administração Penitenciária informou superlotação de 151% e indicou a Penitenciária IV como alternativa. O ministro reconsiderou a decisão e autorizou a remoção, realizada em avião da PF.
Lessa foi condenado em 30 de outubro de 2024 pelo 4º Tribunal do Júri do Rio de Janeiro a 78 anos e 9 meses de prisão. O também ex-PM Élcio Queiroz recebeu pena de 59 anos e 8 meses. Ambos firmaram acordos de delação premiada, o que reduzirá os períodos de execução das sentenças.
