“Assassino do Twitter”, Takahiro Shiraishi é condenado à morte no Japão

Do G1:
Um japonês de 30 anos, conhecido como o “assassino do Twitter”, foi condenado à morte nesta terça-feira (15) por um tribunal de Tóquio pelo assassinato de nove pessoas que conheceu pela internet. Durante o julgamento, Takahiro Shiraishi admitiu que matou e esquartejou oito mulheres e um homem, com idades entre 15 e 26 anos.
Os advogados de Shirashi solicitaram a pena de prisão perpétua, alegando que ele não deveria receber a pena de morte porque as vítimas, que expressavam tendências suicidas nas redes sociais, teriam dado consentimento para os assassinatos.
Mas a alegação, que foi rebatida pelo próprio acusado, foi rejeitada pelo tribunal. “Nenhuma das nove vítimas consentiu em ser assassinada, incluindo consentimento silencioso”, afirmou o juiz, de acordo com o canal de televisão público NHK.
O magistrado classificou os atos como “extremamente graves” e considerou que a “dignidade” das vítimas foi “pisoteada”. Shiraishi conquistava a atenção das vítimas no Twitter. Ele afirmava que poderia ajudá-las a concretizar seus planos suicidas e até mesmo morrer ao lado delas.
(…)