Assembleia Legislativa de SP não analisa fraude da merenda por falta de quórum

Do Yahoo:

Devido à falta de quorum e um pedido de vistas, a Comissão de Educação de Cultura da Assembleia Legislativa de São Paulo ainda não analisou nenhum dos requerimentos já protocolados na casa a respeito do escândalo da máfia de merenda no estado.

Somente uma das quatro reuniões da comissão teve quorum suficiente em 2016. Desde o primeiro encontro no último dia 8 de março, houve nove requerimentos enviados para análise à Assembleia.

Diante disso, os legisladores deixaram de lado temas relativos à investigação do esquema e da possível convocação do ex-secretário de Educação, Herman Voorwald, e do ex-chefe de gabinete da Secretaria, Fernando Padula.

Os dois foram citados na investigação como os receptores de propina. De acordo com o Ministério Público, a Coaf, uma cooperativa de agricultores, assinou cerca de R$ 7 milhões em contratos com 21 prefeituras e o governo estadual entre 2014 e 2015. O acordo foi feito para a compra de alimentos e suco para a merenda dos alunos da rede pública de ensino.

Entretanto, parte do valor era desviado para pagamento de intermediários e agentes públicos que facilitavam ou fraudavam licitações para enriquecer a cooperativa.

Na assembleia presidida pelo deputado Fernando Capez (PSDB), que também é investigado no esquema, havia apenas três deputados na sessão. Dos 11 deputados da comissão, somente Carlos Giannazi (PSOL), Marcia Lia (PT) e Rita Passos (PSD) estavam presentes. Para o quorum ser alcançado é necessária a presença de seis dos 11.

A falta de interesse nas reuniões vem sendo recorrente. Em 2015, quando o esquema da máfia ainda sequer era investigado, as comissões permaneciam vazias. Para o deputado Carlos Gianazzi, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) tem maioria em cada comissão da Assembleia e, portanto, praticamente não há movimentação.

“A Assembleia não legisla, não fiscaliza e não representa a população. A Assembleia é um ‘puxadinho’ do Palácio dos Bandeirantes [sede do governo estadual]”, disse o deputado

Kiko Nogueira

Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Kiko Nogueira

Recent Posts

Cidadezinha gaúcha sofre com saques e assassinato após chuvas e isolamento

A cidade de Arroio do Meio, localizada no Vale do Taquari, na região central do…

12 minutos ago

Charge da Folha debochando de tragédia no RS revolta web

Um charge de Jean Galvão debochando da tragédia que assola o Rio Grande do Sul,…

30 minutos ago

Huck tieta Madonna e diz que ela ‘ajudou curar um país dividido’

Luciano Huck causou alvoroço nas redes sociais ao tietar Madonna em uma festa que ofereceu…

46 minutos ago

Almirante bolsonarista deixa Marinha escanteado

Ex-secretário do governo Jair Bolsonaro (PL), o almirante de esquadra Flávio Rocha entrou para a…

54 minutos ago

VÍDEO: Pablo Marçal ataca novamente e espalha fake news sobre doações ao RS

Pablo Marçal está mais uma vez no centro de uma controvérsia ao espalhar fake news…

1 hora ago

Apelação manjada: Eduardo posta foto de Bolsonaro internado em Manaus

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) informou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está reagindo…

2 horas ago