Apoie o DCM

Assim como o Google, Apple bane rede social de extrema direita da App Store

Google e Apple

Do NY Times:

Parler, uma rede social que se apresenta como uma alternativa de “liberdade de expressão” ao Twitter e ao Facebook, está sofrendo de chicotadas. Nos últimos meses, Parler se tornou um dos aplicativos de crescimento mais rápido nos Estados Unidos. Milhões de partidários do presidente Trump se vincularam a ele, à medida que o Facebook e o Twitter reprimiam cada vez mais as postagens que espalhavam desinformação e incitavam a violência, incluindo amordaçar Trump removendo suas contas na semana passada. Na manhã de sábado, a Apple listou Parler como o aplicativo gratuito nº 1 para seus iPhones.

Mas horas depois, a Apple disse que havia removido Parler de sua App Store. O Google havia feito um movimento semelhante um dia antes. Ambas as empresas disseram que Parler não policiou suficientemente a conversa em seu aplicativo, permitindo muitas postagens que incentivavam a violência e o crime. “Sempre apoiamos diversos pontos de vista representados na App Store, mas não há lugar em nossa plataforma para ameaças de violência e atividades ilegais”, disse a Apple em um comunicado no final do sábado. “Parler não tomou medidas adequadas para lidar com a proliferação dessas ameaças à segurança das pessoas”.

As remoções duplas foram um grande golpe para Parler, limitando drasticamente sua capacidade de encontrar novos usuários e colocando seu futuro em questão, da mesma forma que parecia destinada a capitalizar a raiva crescente do Vale do Silício em círculos conservadores. Com Trump agora banido do Twitter e do Facebook, Parler foi a escolha lógica para se tornar seu próximo megafone.

(…)