Apoie o DCM

Asteroide 2024 YR4 pode atingir a Lua em 2032 e ameaçar satélites da Terra

Uma impressão artística mostra um asteroide genérico. Detectar a ameaça de objetos próximos à Terra, como asteroides, que podem causar danos ao nosso planeta é o foco principal da Nasa e de outras organizações espaciais • ESA/FILE

O asteroide 2024 YR4, que em fevereiro chegou a ser considerado o objeto com maior risco de colisão com a Terra já registrado, agora representa perigo menor para o nosso planeta — mas pode atingir a Lua. Observações recentes indicam que a chance de impacto com a Terra em 22 de dezembro de 2032 caiu para menos de 0,001%. No entanto, astrônomos da Universidade de Helsinki apontam uma probabilidade de 4% (ou uma em 25) de colisão com a Lua.

Com cerca de 60 metros de diâmetro, o asteroide vem sendo acompanhado de perto por telescópios terrestres e espaciais, incluindo o Telescópio Espacial James Webb, que dedicou tempo especial para estudá-lo — a menor estrutura celeste já observada pelo equipamento. O Webb utilizou radiação infravermelha para determinar o tamanho e sugerir que o corpo é um asteroide do tipo S, predominante em silicatos, possivelmente originado no cinturão entre Marte e Júpiter.

Caso o impacto lunar ocorra, ele pode trazer consequências para o sistema Terra-Lua. A colisão levantaria uma nuvem de detritos, aumentando a quantidade de fragmentos em órbita. Isso poderia gerar mais “estrelas cadentes”, mas também ameaçar satélites com microcolisões. A equipe do telescópio Webb pretende realizar novas observações em maio para refinar a trajetória do asteroide e confirmar ou descartar o risco de impacto com a Lua.

Apesar do alerta, a possibilidade de que nada aconteça segue sendo a mais provável. Os dados mais recentes, liderados por Andy Rivkin, do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, foram publicados nos Research Notes da Sociedade Astronômica Americana e continuarão sendo atualizados conforme novas observações forem feitas.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line