Asteroide que matou dinossauros veio “acompanhado” de outro; entenda

O asteroide que extinguiu os dinossauros há 66 milhões de anos pode ter vindo acompanhado por outro menor, de acordo com cientistas. Essa segunda rocha espacial caiu no mar na costa da África Ocidental, criando uma cratera durante a mesma época e provocando um tsunami de pelo menos 800 metros de altura, que atravessou o oceano Atlântico.
A cratera, conhecida como Nadir, foi descoberta em 2022 pelo pesquisador Uisdean Nicholson, da Universidade Heriot-Watt. Após análises, Nicholson e sua equipe confirmaram que a depressão de 9 quilômetros foi causada por um asteroide que atingiu o fundo do mar. Ainda não é possível datar exatamente o evento, nem dizer se ocorreu antes ou depois do impacto do asteroide que formou a cratera de Chicxulub, no México.
Os cientistas acreditam que o asteroide Nadir tinha cerca de 500 metros de largura e atingiu a Terra a uma velocidade de 72 mil km/h. Eles destacam que é raro dois asteroides atingirem o planeta em um curto intervalo de tempo. Para estudar a cratera Nadir, a equipe utilizou dados 3D de alta resolução, conseguindo examinar mais profundamente os níveis rochosos, algo inédito em crateras marinhas.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line