Asteroides podem se tornar comida, avaliam cientistas; entenda

Cientistas estão investigando a possibilidade de asteroides se tornarem uma fonte de alimento para astronautas. Em um estudo recente publicado no ‘International Journal of Astrobiology’, os pesquisadores sugerem que, ao utilizar processos químicos e físicos, seria possível transformar o material de asteroides em compostos orgânicos. Esses compostos poderiam ser usados para alimentar bactérias, que, após crescerem, se tornariam biomassa comestível.
A ideia surgiu de pesquisas anteriores que estudavam como transformar resíduos em alimentos, utilizando técnicas que quebram plásticos e outros materiais em elementos que as bactérias podem consumir. Segundo o professor Joshua Pearce, o processo utilizado em asteroides seria semelhante ao que já está sendo testado com plástico, possibilitando a criação de uma nova fonte de nutrição para missões espaciais de longa duração.
Os cálculos da equipe mostraram que o asteroide Bennu, por exemplo, teria carbono suficiente para sustentar um astronauta por centenas de anos, dependendo da eficiência do processo. Embora o conceito seja promissor, ainda serão necessários vários testes de segurança e viabilidade antes que os astronautas possam depender de micróbios alimentados por asteroides.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line