AstraZeneca, Butantan, Janssen e Pfizer se recusam a vender vacinas a empresas

Publicado em 2 abril, 2021 11:20 pm

Da Veja

Vacina

Apesar do interesse de alguns empresários em negociar a compra de vacinas, qualquer iniciativa nesse sentido deve ser de difícil execução. O Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), em nota, informou que todo o foco das empresas associadas está em “garantir a oferta de suas vacinas exclusivamente para a esfera federal, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde”.

A Câmara dos Deputados deve votar na próxima semana o projeto de número 948/2021, apresentado pelo deputado Hildo Rocha (MDB/MA), que autoriza a compra de vacinas contra a Covid-19 por empresas privadas para a imunização de seus funcionários e familiares. A legislação atual permite a negociação, desde que as doses sejam integralmente doadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Empresários como Carlos Wizard e Luciano Hang não gostariam de ceder a totalidade das vacinas ao Ministério da Saúde, e há uma movimentação pedindo a flexibilização de restrições para uso de vacinas adquiridas por entes privados.

(…)

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!