Astronauta registra imagens do furacão Beryl direto da Estação Espacial Internacional

O astronauta americano Matthew Dominick compartilhou nas redes sociais impressionantes fotos do furacão Beryl sobre o Atlântico, capturadas diretamente da Estação Espacial Internacional (ISS). As imagens foram feitas no início desta semana, quando a estação passou sobre o fenômeno climático.
“Passamos por cima do furacão Beryl hoje. Olhar nos olhos com lentes de 50 a 500 mm me deu uma sensação estranha e um alto nível de empolgação nerd”, escreveu Dominick em seu perfil no X (antigo Twitter). Dominick está na Estação Espacial desde março deste ano, onde conduz experimentos científicos a bordo do laboratório orbital. Ele é o comandante da missão SpaceX Crew-8 da NASA.
No momento do registro, o furacão Beryl ainda estava sobre o Caribe. Nesta sexta-feira, o fenômeno voltou a ganhar força ao atingir o litoral mexicano, subindo para a categoria 3 em uma escala de 5. Até agora, o furacão já causou 11 mortes.
A passagem do furacão pela Jamaica deixou mais de 400 mil moradores sem energia elétrica e causou inundações repentinas e deslizamentos de terra, conforme informado pelo Centro Nacional de Furacões (NHC).