Apoie o DCM

Astronauta volta à Terra após mais de um ano e se diz arrependido

Frank Rubio na volta à Terra. Foto: Bill Ingalls/Nasa/AFP

O astronauta americano da Nasa Frank Rubio retornou à Terra nesta quarta (27) após passar 371 dias no espaço. Ele participou de missão espacial que deveria durar seis meses juntos dos russos Sergey Prokopyev e Dmitri Petelin.

Rubio diz que que teria recusado a missão se soubesse que levaria mais do que o dobro do tempo previsto e relata que perdeu diversos eventos familiares importantes.

“Não estamos andando, não estamos suportando nosso próprio peso. Então, vai levar de dois a seis meses para que eu diga que me sinto normal. Estou ansioso para simplesmente estar ao ar livre e desfrutar da paz e tranquilidade”, afirmou.

O trio foi para o espaço em setembro do ano passado, mas a espaçonave teve um problema técnico e impediu a volta à Terra. Em fevereiro deste ano, a Nasa enviou o Soyuz NS-23 para resgatá-los, mas voltou vazia por temor de que pudesse superaquecer.

Os responsáveis pela missão do trio decidiram que eles voltariam apenas após a chega de uma nove equipe de astronautas e, no último dia 15, a Soyuz MS-24 levou o americano Loral O’Hara e dois cosmonautas russos para a estação espacial.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link