Astronautas continuam presos no espaço após falha na SpaceX, de Musk; entenda

A SpaceX, do bilionário Elon Musk, adiou o lançamento da missão Crew-10, que traria de volta os astronautas da NASA Suni Williams e Butch Wilmore, presos na Estação Espacial Internacional há mais de nove meses. O voo, que deveria ocorrer nesta quarta-feira (13), foi cancelado menos de 45 minutos antes da decolagem devido a um problema hidráulico no braço de fixação do foguete Falcon 9. A NASA e a SpaceX planejam uma nova tentativa para sexta-feira (15), caso o problema seja resolvido rapidamente.
Williams e Wilmore viajaram à estação espacial em junho de 2023 a bordo da cápsula Starliner, da Boeing, para uma missão que deveria durar poucos dias. No entanto, falhas na propulsão fizeram com que a NASA decidisse não usar a Starliner para o retorno, deixando os astronautas na estação enquanto buscavam uma alternativa segura.
A NASA afirmou que os astronautas não estão “presos”, mas a situação prolongada trouxe desafios inesperados. “É um prazer maravilhoso, divertido e desafiador às vezes, sem dúvida. Mas presos? Não. Isolados? Não. Abandonados? Também não”, disse Wilmore em entrevista.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line