Astronautas continuam “presos” no espaço e Nasa elabora novo plano; entenda

Nesta quarta-feira (14), a NASA anunciou que ainda está deliberando sobre o futuro dos astronautas Barry Butch Wilmore e Suni Williams na Estação Espacial Internacional (ISS). A decisão envolve se manter os astronautas na ISS até o início do próximo ano ou se retornar a cápsula Starliner da Boeing vazia.
De acordo com a NASA, a cápsula Starliner enfrentou uma série de problemas técnicos, incluindo falhas nos propulsores e vazamentos de hélio, que comprometeram sua missão e levantaram dúvidas sobre sua capacidade de retornar com segurança. Como resultado, a NASA está considerando a opção de transferir Wilmore e Williams para um voo da SpaceX, que os manteria na ISS até fevereiro de 2025.
Os pilotos de teste da Starliner inicialmente previram uma estadia breve, mas os problemas com a cápsula resultaram em um prolongamento inesperado da missão. Oficiais da NASA estão analisando dados adicionais e esperam tomar uma decisão final até o final da próxima semana.
Ken Bowersox, chefe da missão de operações espaciais da NASA, destacou a importância de utilizar o tempo disponível de forma sábia antes de tomar uma decisão sobre a Starliner: “Temos tempo disponível antes de trazer a Starliner para casa e queremos usar esse tempo com sabedoria”.