Ataque a tiros deixa seis mortos, incluindo uma criança, em praia do Equador

Seis pessoas foram mortas a tiros na madrugada deste domingo (28/12) em uma área de comércio de frutos do mar na praia de Puerto López, no litoral do Equador. O ataque ocorreu em um ponto turístico da província de Manabí e deixou entre as vítimas uma criança de dois anos e a mãe dela, segundo informações da polícia local e da imprensa equatoriana.
De acordo com o jornal regional El Diario, os autores do ataque chegaram em uma caminhonete e em motocicletas, portando armas de grosso calibre, e atiraram de forma indiscriminada contra as pessoas que estavam no local. A Polícia Nacional do Equador aponta que a violência está ligada a disputas internas pelo controle territorial após a fragmentação da organização criminosa Los Choneros, que atua em diversas regiões litorâneas do país.
Após o massacre, o ministro do Interior, John Reimberg, esteve em Puerto López para coordenar ações de segurança, mas até o momento não houve prisões. As autoridades também investigam a relação do ataque com dois homicídios registrados na noite de sábado (27/12), quando dois irmãos apontados como líderes de uma gangue foram mortos a tiros a poucos quarteirões da praia. O caso ocorre em meio à escalada da violência no Equador, onde os homicídios cresceram 588% entre 2019 e 2024, impulsionados principalmente por disputas ligadas ao tráfico de drogas.
