Até 5 anos de prisão: MPF pede que Cocielo seja condenado por racismo contra Mbappé

O Ministério Público Federal (MPF) pediu a condenação do youtuber Júlio Cocielo por racismo após publicações no X (ex-Twitter) entre 2011 e 2018. Entre os posts apontados como criminosos está um comentário sobre Kylian Mbappé, jogador do Paris Saint-Germain e da seleção francesa. Caso seja condenado, ele pode ser preso por até cinco anos.
O órgão identificou ao menos nove posts em que o youtuber teria cometido preconceito racial. Um dos mais famosos é a frase direcionada ao atleta francês durante a Copa do Mundo de 2018. “Conseguiria fazer uns arrastão top na praia, hein”, escreveu na ocasião.
O levantamento do MPF ainda traz outros comentários com reclamações sobre “frescura com piadas racistas” e uma sugestão para “exterminar negros”. Após a repercussão das publicações, Cocielo apagou mais de 50 mil publicações de seu perfil na rede social.
“Ainda que o réu seja humorista, não é possível vislumbrar tom cômico, crítica social ou ironia nas mensagens por ele publicadas. Pelo contrário, as mensagens são claras e diretas quanto ao desprezo do réu pela população negra”, afirmou o procurador João Paulo Lordelo. Segundo ele, Cocielo “reforça estereótipos da população negra” com as publicações.