Apoie o DCM

Atenção, Sergio Moro: “Ler faz diferença”, diz aluna dona da redação nota 1.000 no Enem

Emannuelle Faria, de 19 anos, foi uma das 53 pessoas que tiraram nota máxima na redação no Brasil. Foto: Reprodução

Do Tempo:

Dentre os quase 4 milhões de candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019, apenas 53 tiraram nota máxima na redação, que teve como tema “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. Emmanulle Gomes de Faria, de 19 anos, foi uma das estudantes que conseguiram alcançar esse objetivo.

“Tudo o que eu aprendi sobre redação foi ao longo do ano, fazendo cursinho desde fevereiro. Eu fiz muitas redações, inclusive de temas ligados à cultura e à democratização da cultura. Não foi esse tema em específico, mas deu pra ter uma base”, disse.

Segundo Emmannuelle, que se preparou no Pré-Vestibular Bernoulli, um dos mais conceituados de Belo Horizonte, essa foi a sua primeira nota máxima em redação. “Eu nunca tinha ganhado destaque nas escolas em que frequentei. O interessante é que eu nunca chegava a 1.000. Tirava 970, 980…”, relatou.

(…)

Segundo a estudante, que nasceu em João Monlevade, região Central de Minas Gerais, ler constantemente é muito importante para se desenvolver um bom texto. “Uma coisa que ajuda muito é ler e em várias fontes diferentes. Eu fui formando um pensamento crítico ao longo da vida, e isso faz diferença para formular um bom argumento e ter repertório”, concluiu.

(…)