Apoie o DCM

Ativista responsável pela faixa “Bolsonaro genocida”, Rodrigo Pilha está preso na Papuda

Rodrigo Pilha. Foto: AgênciaPT

De Nathalia Kuhl no Metrópoles.

Rodrigo Pilha, um dos cinco militantes que exibiam, na quinta-feira (18/3), uma faixa com a inscrição “Bolsonaro genocida”, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, foi transferido nesta sexta-feira (19/3) para o Complexo Penitenciário da Papuda. Ele se encontra no Centro de Detenção Provisória II (CDP II), segundo informações apuradas pelo Metrópoles.

CONFIRA – Após prisão por chamar Bolsonaro de genocida, Rodrigo Pilha passa fome em presídio enquanto advogada tenta HC

A detenção de Pilha (na foto em destaque), em um primeiro momento, veio por causa da manifestação. Ele, porém, recebeu nova voz de prisão, mesmo depois de já ter deixado o prédio da Superintendência da PF. O motivo seria a condenação em um processo de 2014 por desacato.

ENTENDA – VÍDEO: Rodrigo Pilha está preso por acusação de 2014 e querem levá-lo para Papuda, diz Glauber Braga

De acordo com o deputado federal Alencar Santana (PT-SP), que acompanha o caso de perto, “Pilha foi colocado no regime fechado, sendo que a condenação seria para o semiaberto”.

Pilha tinha sido condenado a sete meses de prisão, mas não havia sido notificado da decisão porque mudou de endereço. “Ele sai deu uma entrevista e, de repente, o delegado liga e fala: ‘Olha, pode voltar aqui’”, disse o parlamentar.

(…)