Atos pró-Palestina fazem UnB cancelar curso com professor de universidade de Israel
O Instituto de Ciência Política (Ipol) da Universidade de Brasília (UnB) cancelou um curso que seria ministrado pelo professor Jorge Gordin, da Universidade Hebraica de Jerusalém, de Israel. A decisão foi tomada após uma mobilização de estudantes pró-Palestina que se opuseram à presença do docente.
Em comunicado público, o Ipol lamentou o desdobramento e afirmou ter cancelado o curso para “para garantir a segurança da comunidade universitária”.
Jorge Gordin apresentaria o minicurso “Política Territorial Comparada”, que seria realizado nos dias 11, 12, 18 e 19 de setembro, no auditório do instituto. Uma palestra intitulada “O Paradoxo ‘Argentina'”, estava marcada para ocorrer no dia 20.
“Devido às reações suscitadas, e embora o tema da palestra não fosse a guerra, por prudência e em acordo com o docente decidimos pela interrupção das atividades. Reafirmamos nosso compromisso com o diálogo respeitoso, a liberdade de expressão e a liberdade acadêmica”, disse o instituto em nota enviada à coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.