Atriz da Globo processa 35 pessoas após ataques racistas nas redes sociais

A atriz Gabz, conhecida por seus trabalhos em “Amor Perfeito” (2023) e “Mania de Você” (2024) da TV Globo, moveu ação judicial contra pelo menos 35 pessoas por crimes de racismo nas redes sociais. A artista entrou com processo na Justiça do Rio de Janeiro após coletar ofensas racistas direcionadas a ela no Instagram e X. Segundo Gabriel Vaquer, da Folh, as agressões incluíam xingamentos como “macaca” e “preta nojenta”, majoritariamente durante a exibição de “Mania de Você”.
O caso tramita nas esferas cível e criminal, com base na lei antirracismo que prevê penas de 2 a 5 anos de prisão para condenados, além de multa e proibição de contato com a vítima. Em publicação nesta quinta (21), Gabz confirmou a ação: “Eu não quero dinheiro, eu quero cadeia pra essas pessoas!”. A atriz destacou que as identidades dos agressores permanecem em sigilo durante o processo judicial.
Gabz, que está confirmada no elenco da próxima novela das sete “Coração Acelerado” (2026), enfatizou sua determinação em combater o racismo: “Continuarei com minha carinha preta existindo, sonhando e não sendo invisível!”. A artista contou com assessoria jurídica especializada para identificar e processar os autores das ofensas.