Atriz de “Terra e Paixão”, da Globo, relata transfobia em hotel: “Triste e ofendida”

A atriz Valéria Barcellos, que interpretou Luana na novela “Terra e Paixão”, da TV Globo, afirmou ter sido vítima de transfobia em hotel do Rio de Janeiro. Ela relata que tentou usar o banheiro feminino e foi barrada por um segurança no hotel Fairmont, durante festa de Narcisa Tamborindeguy.
“Passei um constrangimento gigante ao tentar ir ao banheiro feminino. Ao tentar entrar, a segurança me parou e disse: ‘O banheiro masculino é do outro lado’. Num gesto desesperado, coloquei meu seio para fora e perguntei: ‘Devo mesmo ir ao banheiro masculino?’, ao que ela me disse: ‘Guarde isso, menino’”, contou a atriz.
Ela, que estava fantasiada de Freddie Mercury, diz que se sentiu “abalada, triste e ofendida”, que chorou após entrar no banheiro e que o evento “acabou” para ela após o episódio. Valéria também criticou o hotel em publicação nas redes sociais.
“Chorei no banheiro, desfiz a fantasia, e minha noite acabou ali! A fragilidade da minha identidade de gênero é tamanha para a cisgeneridade ao ponto de que qualquer ‘desvio’ de símbolo de gênero, eu sou anulada. Estou abalada, triste e ofendida. Como uma equipe como a do Fairmont permite isso?”, finalizou.