Aumento de hostilidade de negacionistas preocupa autoridades na Alemanha
Do DW
O chefe do Departamento Federal de Investigações da Alemanha (BKA, na sigla em alemão), a polícia federal do país, alertou que políticos, virologistas e jornalistas têm sido alvo de “hostilidades crescentes” por parte de negacionistas da covid-19 em território alemão.
“Observamos com preocupação que o número de ameaças e hostilidades está aumentando constantemente”, afirmou Holger Münch à revista Der Spiegel no sábado (06/02). “Isso afeta políticos, mas também outras pessoas, como virologistas, que estão particularmente presentes na mídia durante a pandemia.”
Sem dar detalhes sobre números de casos, Münch acrescentou que “com cada vez mais frequência registramos ataques também contra jornalistas. A emocionalização é grande.” (…)
O chefe do BKA observou que o movimento negacionista do coronavírus mistura teóricos da conspiração e pensadores esotéricos, mas também extremistas de direita e os chamados “cidadãos do Reich”, que questionam a existência da República Federal da Alemanha como Estado legítimo e soberano, rejeitando seu sistema legal.
(…)