Aumento de mortes pelo Coronavírus faz Itália colocar 10 cidades em isolamento

DO EL PAÍS
A morte de uma mulher neste sábado elevou o número de vítimas do coronavírus na Itália. Na sexta-feira, um homem de 78 anos morreu em um hospital em Pádua, na região de Veneto. A escalada das pessoas afetadas forçou o Governo a admitir a seriedade da situação. Segundo relatos da imprensa italiana, já são cerca de 50 os casos positivos de coronavírus no país, a maioria na Lombardia, incluindo parentes do homem falecido, e os demais na região de Veneto.
O aumento no número de pacientes levou a quarentena obrigatória de cerca de 250 pessoas e ao isolamento de 10 cidades vizinhas da Lombardia, que totalizam cerca de 47.500 habitantes. O ministro da Saúde, Roberto Speranza, anunciou que em breve serão adotadas novas medidas restritivas também em Veneto.
O governo regional da Lombardia forçou o fechamento de todos os estabelecimentos públicos (lojas, escolas, prédios administrativos) e recomendou que os moradores não deixassem suas casas nos próximos dias. O alarme médico foi dado também por não estar claro o foco do contágio nem o vínculo epidemiológico que permitiria isolar a doença. Esses casos somam os outros três já conhecidos, dois turistas chineses e um italiano repatriado de Wuhan, que estão hospitalizados em Roma.
(…)