Apoie o DCM

Aumento de mortes por Covid-19 coloca Brasil na contramão do mundo

De Jamil Chade no UOL

Cemitério Nossa Senhora Aparecida, em Manaus – Foto: Foto:Michael Dantas/AFP

A expansão das mortes pela covid-19 no Brasil é uma das maiores entre os países mais afetados pela doença. As informações são da Organização Mundial da Saúde (OMS), que publicou nesta terça-feira seu informe epidemiológico semanal e alerta que mais de 12% dos óbitos no mundo estão ocorrendo no Brasil.

Depois de seis semanas de quedas, o período avaliado entre 21 e 28 de fevereiro representou uma mudança na curva, com um aumento de novos casos de contaminações no mundo. No total, 2,6 milhões de novas infecções foram registradas, com 63 mil novos óbitos. (…)

Pela contagem da agência, porém, o Brasil rapidamente se aproxima dos EUA em número de novos infectados. Em dezembro, os americanos chegaram a registrar 1,6 milhão de novos casos, contra pouco mais de 310 mil no Brasil. Agora, os EUA somaram 472 mil novas infecções na semana passada, contra 373 mil no país, o segundo maior do mundo.

Se números aumentaram em várias partes do mundo, a taxa de expansão do Brasil é superior à média. O aumento no país, segundo a OMS, foi de 18% em apenas uma semana. Saltos substanciais também foram identificados na Itália (32%), Argentina (50%) e na Índia (21%). Todos esses países, porém, contam com números absolutos inferiores ao que se registra no Brasil.

(…)